quarta-feira, 12 de junho de 2013

Unopar faz parceria com empresas para qualificar e criar Talentos


    A Unopar Arapongas realizou nesta terça (11/06) a primeira reunião do “Programa Aprimorar” que tem como principal objetivo reforçar parcerias com os setores comercial e industrial do município e região, a fim de capacitar pessoas para o mercado de trabalho e criar oportunidades por meio da instrução e adequação nos setores empresariais.
    O programa foi uma alternativa buscada pelo Grupo Kroton, grupo que administra a Unopar e diversas faculdades do País, para aprimorar a educação e qualificação de alunos que buscam um avanço na geração de empregos. A necessidade de capacitação é um dos problemas enfrentados hoje no Brasil, que tem como resultado a crise na economia mundial. Por um lado, o “Apagão de Talentos”, assunto muito comentado atualmente; por outro, a falta de instrução de empresas que resultam em demissões por conta da crise.
    O evento teve início com uma video conference, como um minicurso para os representantes dos setores de contratação das empresas de Arapongas. Alfredo José Assumpção, dono de empresas de consultoria de recrutamento e seleção de executivos, eleito pelo Business Week um dos mais influentes headhunters do mundo, falou sobre a importância de desenvolver talentos nas empresas. Segundo ele, é preciso fazer parcerias dentro das organizações, associando o mundo acadêmico ao mundo corporativo. “Diante das crises, muitas empresas acabam fazendo demissões em massa e encontrando dificuldades na hora de contratar novamente. É preciso aproveitar esses funcionários e fazer deles grandes talentos. E com o apoio das universidades na capacitação dessas pessoas, todos ganham”, explicou o consultor.
     Outra palestra foi ministrada pelo diretor do ensino superior do Grupo Kroton, Rui Fava, que explicou sobre as diferentes gerações que trabalham e estudam. Segundo Fava, é preciso identificar essas gerações na hora de preparar sistemas de ensino e contratação. “Sofremos um choque de gerações porque quem ensina, ensina como aprendeu. A geração Z, por exemplo, não gosta de coisas estáticas, é preciso mudar o foco e criar habilidades fortes. Os jovens de hoje em dia pensam diferente; eles querem conjugar trabalho com realização”, ponderou ele.
     A empresária Amanda Viviane Rissato disse que o projeto é de extrema importância para o setor empresarial de Arapongas, já que há, atualmente, dificuldades de contração. De acordo com a empresária, as pessoas que estão se qualificando procuram oportunidades fora do município. “Aqui em Arapongas está difícil de encontrar talentos e os que são estão buscando trabalhar em outros lugares. Além disso, também há o problema da falta de interesse de muitas pessoas em buscar qualificação”, disse a empresária.
     O vereador do município Aroldo Pagam, que também estava presente na reunião, disse que programas como o “Aprimorar” vêm promover um crescimento para o município, realizando um diferencial. “Essa parceria entre as empresas, Unopar e a sociedade no geral, tem tudo para realmente municiar o setor industrial com pessoas capacitadas que irão levar o nome da cidade com seu empreendedorismo e seu talento”, avaliou o vereador.
     Outra representante do setor de contração de uma das empresas de Arapongas, Mara Vasconcelos, explicou que o programa vai ajudar não só os alunos que farão parte desse projeto de qualificação e oportunidade, mas também aos que contratam, já que, com as consultorias, será fácil criar critérios de adaptação e adequação dos funcionários dentro daquilo que eles almejam. “É interessante porque a gente aprende a descobrir a habilidade de cada funcionário. Nós percebemos muitas vezes que há pessoas com um futuro promissor, talentosas, mas elas não estão, ou não sabem, demonstrar esse talento. Às vezes, por falta de oportunidade”.
     O diretor da Unopar de Arapongas, Alexandre Frigeri, ao final do evento, anunciou que o programa está oferecendo 15% de desconto nas mensalidades para funcionários e filhos dos funcionários das empresas associadas ao projeto. “Não só os cursos de graduação terão descontos, mas também os cursos técnicos, pós-graduação e língua estrangeira”, disse.
   Cerca de 40 empresas, através de seus representantes, participaram das palestras. As outras que não puderam comparecer, foram convidadas para estarem fazendo essa parceria. 
      Os interessados nos cursos poderão entrar em contato com a própria empresa ou com a Unopar. Todos os alunos que pretendem cursar uma faculdade têm a oportunidade de optar pelo desconto ou fazer um financiamento estudantil. “É rápido e fácil, e nós estaremos apoiando o aluno desde o início da matrícula, até o trâmite final do processo de pedido do financiamento”, falou o diretor da unidade.

Confira as fotos:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário